FISIOTERAPIA
PREVENTIVA

Quando falamos em fisioterapia ainda é muito comum que as pessoas associem ao importante processo na recuperação de lesões ou de pós-operatório, auxiliando na recuperação dos movimentos e reabilitação do paciente como um todo. Embora esta visão também esteja certa, hoje em dia, porém, essa está longe de ser sua única função.
Por isso, é muito importante que as pessoas entendam a fisioterapia, cada vez mais, como um método também de PREVENÇÃO.
A Fisioterapia Preventiva é, portanto, uma abordagem totalmente focada na prevenção, como já diz o nome, e que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida desde idosos até atletas ou adultos e jovens no geral.
Mais do que uma ferramenta disponível para o tratamento, ela existe para garantir a saúde das pessoas durante as atividades de vida diária, atividades físicas, e até no ambiente de trabalho, antes mesmo que aconteça qualquer acidente evitando possíveis lesões ou futuras doenças.
Na CREFIPA é possível encontrar a Fisioterapia Preventiva e usufruir de seus recursos e benefícios, com programas voltados para diversas faixas etárias, mas em especial para a terceira idade na PROMOÇÃO AVANÇADA DA SAÚDE DO IDOSO .
A Fisioterapia Preventiva pode e deve ser procurada por qualquer pessoa, seja ela idosa, atleta, praticante de esportes ou outras atividades físicas, ou mesmo jovens e adultos que não se encaixam nos perfis anteriores.
A principal característica da Fisioterapia Preventiva é a sua capacidade de se adaptar de acordo com a realidade do usuário e com suas necessidades e riscos. Funciona basicamente na tentativa de identificar possíveis riscos e fraquezas a fim de prevenir lesões e doenças.
BENEFÍCIOS
A Fisioterapia Preventiva é importante não apenas na prevenção das lesões que já citamos, mas pode ajudar ainda a prevenir uma série de doenças, principalmente em pessoas que já tem algum tipo de predisposição. Ela pode minimizar os riscos de doenças como:
-
Diabetes;
-
Hipertensão arterial;
-
Artrose na terceira idade;
-
Osteoporose;
-
Sarcopenia
-
Hérnias de disco;
-
Tendinites;
-
Bursites;
-
Insônia;
-
Depressão;
-
Ansiedade;
-
Doenças reumatológicas;
-
Doenças cardiovasculares.
-
Doenças respiratórias
Vale lembrar que a grande vantagem da Fisioterapia Preventiva é a maneira como ela atua especialmente para cada indivíduo, de acordo com sua realidade, histórico, riscos e necessidades. Ou seja, isso significa que o tratamento proposto pode variar bastante de pessoa para pessoa e ambiente para ambiente, da mesma maneira que os riscos também variam.
"A fisioterapia preventiva procura se adaptar de acordo com o que cada ambiente e usuário necessita, com um conjunto de atividades terapêuticas especialmente voltado para melhorar a qualidade de vida do usuário e minimizar quaisquer riscos de lesões ou doenças."
Dr. José Avelino de Melo Júnior - CREFITO - 4 Nº 34200 F
Especializado em Geriatria e Gerontologia pela
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Especialista em Ortopedia e Traumatologia - FUNEC
Clube de Regatas do Flamengo - RJ, 1999 / 2000.
Instituto Ortopédico da Tijuca - Dr. José Luiz Runco - 1997 - 2000.
INTO - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - RJ